Java Programmer I

Neste curso, os participantes aprenderão a desenvolver Applets e Aplicativos Java, usando Oracle JDeveloper. Este curso é voltado ao aprendizado da linguagem Java, além da abordagem de noções práticas, voltadas a objetos. Além de aprender a codificar em Java, os participantes também utilizarão a capacidade gráfica do Oracle JDeveloper para acelerar o desenvolvimento de aplicações.
 
  • O curso de Programação Java - Módulo I ou Java Programmer - Módulo II é o primeiro passo para quem quer se preparar para a prova de certificação Java da Sun SCJA (Sun Certified Java Programmer) especialmente para o exame 310-055. Ver link: http://www.sun.com/training/certification/java/scjd.xml.
  • Este curso destina-se à profissionais da área de informática que buscam uma boa colocação no mercado de trabalho especialmente na área de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
  • Espera-se que os interessados tenham bons conhecimentos em lógica de programação.
  • Apresentando as Plataformas Java e Oracle

O que é Java?Benefícios do ambiente de Runtime e Programação Java

Abordagem orientada a objetos

Disponibilização de arquitetura neutra

Computação para Java e Internet

A JVM (Java Virtual Machine)

Oracle10g, OracleAS10g e Java

  • Definindo Princípios Orientados a Objetos

Visão geral de classes, objetos e métodos

Comunicação entre objetos

Descrever Abstração, Herança, Encapsulamento, Agregação e Polimorfismo

Encapsulamento e palavras-chave públicas e privadas

Comparar e Contrastar membros de Subclasses e de Classe

Examinar o modelo de classe da aplicação do curso

  • Sintaxe Básica para Java e Convenções de Códigos

Palavras-chave de Java

Estrutura de arquivo Java (package, importação, classe)

Especificando Métodos

Instruções

Blocos de Código

Compilador Java

  • Explorando Operadores e Tipos de Dados Principais

Tipos de dados principais

Declarando e inicializando variáveis

Regras e convenções para nomeação de variável

Literais de caracteres e seqüências de escape Unicode

Variáveis Booleana e Primitiva

Operadores de atribuição

Operadores de atribuição compostos

Literais do objeto string e o Operador de Concatenação

  • Controlando o Fluxo do Programa

Decisões: se, alternância operador condicional

Repetição: while, do-while, for

Interromper e continuar

Enumeradores e iteradores

Interromper e continuar identificado

  • Criando Java Usando o Oracle JDeveloper

Componentes do JDeveloper

Espaços de trabalho e usando o Project Wizard

Criando uma Aplicação

Criando e executando a aplicação

Navegando no painel de Estrutura

Destaques da sintaxe e estabelecimento de vinculação de parâmetros

Modificando as opções de ambiente

  • Criando Classes e Objetos

Classes

Definindo variáveis e métodos de instância

Criando objetos usando o novo Construtor e o Construtor default

Variáveis primitivas versus referências a objeto

Packages

Encapsulamento usando modificadores de acesso público e privado

Exemplos de métodos de classe na Biblioteca Java

  • Carga de Classes, Ciclo de Vida de Objeto e Classes Internas

Variáveis e métodos de instância: uma verificação

Sobrecarga de método

Inicializando variáveis de instância usando inicializadores

Inicializando variáveis de instância usando construtores

Construtores sobrecarregados

Definindo Classes Internas e Anônimas

O método finalizar

  • Carga de Classes, Ciclo de Vida de Objeto e Classes Internas

Variáveis e métodos de instância: uma verificação

Sobrecarga de método

Inicializando variáveis de instância usando inicializadores

Inicializando variáveis de instância usando construtores

Construtores sobrecarregados

Definindo Classes Internas e Anônimas

O método finalizar

  • Usando Strings, StringBuffer, Encapsulador e formatando Classes

A classe String Java

Conversão e comparação de string

Visão geral das classes encapsuladoras

Conversões de e para tipos de primitiva usando as classes encapsuladoras

Classes DataFormat, DecimalFormat e MessageFormat

OutputStreams e PrintStreams Padrão

Streams de Leitura e Gravação

Serialização de Objeto

  • Reutilizando o Código com Herança e Polimorfismo

Subclasse e herança: os conceitos

Hierarquias de herança

Construtores e herança

Sobrepondo métodos de superclasse

Chamando métodos de superclasse

Usando o operador instanceof

Fusão de classe

Variáveis e métodos protegidos

Carga Horária: 32 horas

Soluções Inteligentes